Apoio e colaboração: Família Mancuso- Sirlei dos S. Mancuso- Cassia Mancuso- Taise Ane Mancuso- Maria Helena Mancuso Dal Corso- Reno Mancuso (filho)- Família Fonini- Gal. Décio Fonini

------------------------------------------------------------------------------

Inauguração da rede ferroviária e chegada do primeiro trem- 1º de Junho de 1910

Clic sobre a foto para tamanho original



Em primeiro de Junho de 1910 a Vila de Santa Thereza foi elevada a categoria de cidade e passou a se chamar, de forma simplificada, Caxias e já tinha 235 industrias e 186 casas comerciais. Nessa data, além da elevação a categoria de cidade, foi comemorada com muita festa a chegada do primeiro trem.
DOMINGOS MANCUSO
foi o único fotógrafo a registrar em imagens, esse evento.Em 2 de Abril de 1985, Graciema Paternoster Pieruccini, nascida em 1892, relatou a sua lembrança sobre o acontecimento.Na estação tinha bandeirinhas, a banda de música esperava as autoridades e somente um fotógrafo registrou a chegada do trem.
 Domingos Mancuso
capturou as duas imagens em primitivos negativos de vidro, esse feito entrou para a história da fotografia de Caxias. Apenas duas horas depois do clic, um clássico da fotografia caxiense era exposto no Café Marconi. Ninguém soube  explicar como Domingos Mancuso, conseguiu exibir seu troféu em apenas duas horas.